Educação é tema do Dia Mundial e Nacional e Combate ao Trabalho Infantil

Nesta quinta-feira, 12 de Junho, comemora-se o Dia Mundial e Nacional e Combate ao Trabalho Infantil, conforme instituído pela Organização Internacional do Trabalho – OIT.

Para este ano, está prevista uma série de eventos, sob a organização dos Fóruns Estaduais e Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), cujo mote é educação.

O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a necessidade urgente de tirar todas as crianças e adolescentes, até 16 anos de idade, do trabalho e inseri-los na escola.

De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE), 20,4% das crianças entre 5 e 17 anos não freqüentam a escola por motivos de trabalho e realização de afazeres domésticos.

Embora a pesquisa da PNAD/IBGE aponte para uma trajetória decrescente do percentual geral de trabalho infantil no Brasil, a OIT avalia que a diminuição ainda não é suficiente para dispensar maior empenho governamental no combate à prática. “A persistência deste núcleo duro demonstra a necessidade de intensificar os esforços para combater o trabalho infantil no Brasil, que se concentra hoje principalmente no trabalho familiar não remunerado e nas atividades informais urbanas, em especial nas cidades do Norte e do Nordeste do país, afirma a diretora do escritório brasileiro da entidade, Laís Abramo.

Para a diretora de Políticas Sociais da FETEC/CUT-SP, Maria Izabel da Silva, a educação é o instrumento para garantir um futuro digno às nossas crianças. “Facilitar o acesso das crianças na escola é a única maneira de garantir uma inserção digna na sociedade aos adultos de amanhã”, sintetiza a dirigente.

Para ter acesso ao cartaz – com o slogan Educação: resposta certa contra o trabalho infantil – acesse o site http://www.oitbrasil.org.br/ipec/download/cartaz_educacao_fnpeti.zip

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram