O Sindicato dos Bancários de Pernambuco leva as atividades da campanha nacional para a região metropolitana, nesta terça, 02 de setembro. Além de retardar a abertura da agência do Banco do Brasil, acontece mobilização nas unidades dos demais bancos em Abreu e Lima e também em Igarassu. No BB Paulista e Igarassu, há palestra e debate sobre assédio moral.
Nesta terça, 02, bancários e banqueiros se sentam na mesa, em São Paulo, para negociarem saúde, condições de trabalho, combate ao assédio moral, igualdade de oportunidades e segurança bancária. Em todo o país, os sindicatos dos bancários promovem atividades para mobilizar a categoria e pressionar por avanços nas conquistas.
Em Pernambuco, Abreu e Lima, Iguarassu e Paulista tornam-se cenários da ação do Sindicato nesta terça. A Agência Abreu e Lima, do Banco do Brasil, tem sua abertura retardada até as 13 horas, dentro da campanha Acorda BB – que visa melhorar as condições de trabalho no banco e a qualidade do atendimento a clientes e usuários dos serviços. À paralisação somam-se manifestações nas demais agências locais – Bradesco, Itaú e Caixa Econômica – e da vizinha Igarassu – Caixa, Banco do Brasil, Real e Bradesco.
Em Igarassu, e também em Paulista, os trabalhadores do Banco do Brasil participam de palestra de sensibilização e sobre assédio moral. Os encontros se inserem num ciclo de debates em torno do assunto que o Sindicato promove até o final de novembro. A escolha do Banco do Brasil se deve ao fato de que o banco lidera as denúncias sobre assédio moral que chegam ao Sindicato.
A campanha Acorda BB reivindica: mais contratações; mudanças no ambiente de trabalho; implantação de um PCCS – Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração; pagamento das substituições, entre outras coisas. O banco já confirmou a primeira rodada de negociação sobre as questões específicas para quinta, 4 de setembro.
BNB e Caixa têm negociações específicas marcadas para sexta-feira, 5 de setembro. Nesta data, ocorrem atividades nas agências da Caixa Econômica. Na quarta e quinta, dias 3 e 4, a mobilização se dá nas agências do Espinheiro – duas unidades da Caixa e uma do Banco do Brasil, Real, itaú e BNB) e de Afogados (BB, Caixa, Bradesco, itaú, Unibanco e Real).
A agenda da semana
Terça, 2: Negociação com a Fenaban
Paralisação, até 13 horas, da agência do BB em Abreu e Lima
Protestos nas agências de Abreu e Lima e Igarassu
Reuniões sobre assédio moral no BB de Igarassu e Paulista
Quarta, 3: Atividades nas agências do Espinheiro
Quinta, 4: Atividades nas agências de Afogados
Negociação específica com o Banco do Brasil
Sexta, 5: Atividades em agências da Caixa Econômica
Negociações específicas com a Caixa e BNB