A‡Æo governamental ‚ respons vel por redu‡Æo de desigualdades, diz OIT

(São Paulo) A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou relatório confirmando a redução de diferenças salariais entre gêneros e raças. De acordo com o estudo, o rendimento entre homens brancos e mulheres negras caiu 35% entre 1995 e 2005. Os principais fatores, segundo a OIT, foram a recuperação do salário mínimo, uma ligeira queda verificada nos ganhos dos homens brancos, ações de promoções de igualdade de oportunidades e tratamento entre raças e gêneros desenvolvidas pelo governo.

"Houve uma leve redução na desigualdade da taxa de ocupação de mulheres e negros e uma melhora relativa dos rendimentos, mas a diferença entre gêneros e raças persiste", diz a diretora do escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo em entrevista ao jornal Gazeta Mercantil do dia 11 de maio. "Um homem negro ainda ganha, em média, dois terços do salário de um homem branco, e a situação tende a piorar quanto maior for a escolaridade", acrescenta Laís.

As secretarias com status de ministérios são citadas no relatório da OIT,como fator essencial na redução das diferenças, apesar dos escassos recursos direcionados a essas pastas, além da mudança de comportamento das grandes corporações na hora das contratações, conclui o estudo.

Fonte: Carlos Fernandes, Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram