Empregados da Caixa vestem preto e protestam contra reestruturação no RS

Os empregados da Caixa Econômica Federal protestaram nesta sexta-feira, dia 11, no Rio Grande do Sul contra a reestruturação promovida pela empresa. O protesto é pela falta de transparência da direção do banco durante o processo, que provoca insegurança e deixa os trabalhadores em péssimas condições de trabalho.

Na agência da Caixa da Praça da Alfândega, em Porto Alegre, o Dia de Luto contou com a adesão da maioria dos empregados. Aqueles que não vestiram roupas pretas usaram uma fita escura presa à roupa para sinalizar a insatisfação diante da situação gerada pela Caixa.

O processo de reestruturação está sendo imposto pela empresa desde o mês de março. A polêmica está relacionada à insegurança no emprego e na vida pessoal. A empresa divulgou a informação de que cada empregado de área afetada deveria procurar na sua lista de relacionamentos possibilidades de lotação em caso de encerramento das atividades do setor, ou fusão com outras áreas.

A Contraf-CUT e a Fenae já divulgaram carta aberta aos empregados, reivindicando a imediata suspensão do processo de reestruturação.

Mobilização nas agências e na retaguarda

Os diretores do SindBancários e empregados da Caixa, Rachel Weber e Francisco Magalhães, acompanhados das diretoras, Lourdes Rossoni e Elisa Farias, foram à unidade localizada no centro da Capital para debater as ações sindicais contra o processo de reestruturação. Os diretores explicaram aos trabalhadores as ações que já foram tomadas pelo SindBancários e pela Fetrafi-RS desde que o processo foi instaurado.

Francisco Magalhães explicou que a luta do movimento sindical contra a reestruturação não começou somente agora. “A Fetrafi, o SindBancários, a Apcef/RS e a Agecef/RS assinaram em conjunto uma carta à presidência da Caixa, exigindo a suspensão da implantação da nova estrutura. Além disso, solicitamos a abertura urgente de amplo diálogo com os empregados, a adoção de garantias humanas aos empregados já afetados pelo processo e a imediata divulgação do conteúdo na íntegra da proposta da empresa.

“No dia 7 de abril, as entidades sindicais e associativas do RS ingressaram com pedido de liminar contra a reestruturação na Caixa”, esclareceu Chico.

Rachel lembrou do debate sobre a reestruturação realizado durante o 10º Congresso da Federação dos Bancários RS, em abril. “Uma das principais moções aprovadas pelos delegados e delegadas no Congresso foi contra a reestruturação implementada pela Caixa. Foram entregues também ofícios ao ex-ministro Tarso Genro, no mesmo evento, solicitando sua intervenção junto ao Governo Federal e ao senador Paulo Paim, em Porto Alegre, na sede do Sindbancários”, ressaltou.

“A Caixa implanta um processo de reestruturação sobre o qual não informa nem dá acesso ao conteúdo real e implementa tais mudanças de maneira extremamente autoritária. Isso gerou a disseminação do terror e da insegurança entre os empregados. Esse descontentamento foi manifestado pelos colegas no dia de hoje, que aderiram ao luto como forma de protesto,” afirma Rachel.

A diretora do SindBancários, Carolina Heidner, destaca que “na Retaguarda Porto Alegre nada se sabe sobre o destino das pessoas na reestruturação, ao contrário de outras unidades que já tiveram a divulgação do novo quadro. E esta situação aumenta as nossas incertezas”.

“A adesão ao Dia de Luto contra a Reestruturação na Caixa foi muito legal. Os colegas fizeram questão de expressar seu descontentamento e angústia em relação ao processo de reestruturação vestindo preto”, salienta Caroline. “Apesar da insegurança que esse processo nos impõe, os empregados estão demonstrando que há mobilização para pressionar a empresa a reverter a reestruturação, garantindo condições dignas para os empregados atingidos”.

Calendário de Lutas

A luta dos empregados da Caixa continua. O Encontro Estadual contra a Reestruturação ocorre no dia 18 de junho, próxima sexta-feira, às 14h, na Casa dos Bancários, em Porto Alegre. A data culminante deste calendário é 29 de junho, quando será realizado o Dia Nacional de Luta contra a reestruturação na Caixa.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram