Nesta quarta, 3 de setembro, as atividades da Campanha Nacional dos Bancários em Pernambuco concentram-se no bairro do Espinheiro. Haverá protestos nas agências do Real, Caixa e Itaú; e também na Caixa e BNB da Agamenon Magalhães. A campanha Acorda BB soma-se à campanha unificada, com retardamento na abertura das agências Espinheiro e Igarassu.
As duas agências participam pela primeira vez do circuito de paralisações. Fazem parte do terceiro Carrossel, o Abreu e Lima. Chama-se de carrossel o ciclo de 12 unidades que tem a abertura retardada até 13 horas, como parte da campanha por mais contratações e melhoria no ambiente de trabalho. Existem, hoje, outros dois circuitos: o Carrossel Marco Zero e o Carrossel Batalha dos Guararapes . A idéia é que eles façam seu segundo giro, enquanto o outro completa o primeiro. As agências Recife, Guararapes e Dantas Barreto já sofreram atrasos na abertura pela segunda vez. Na próxima semana, a campanha segue para o interior do estado.
Na terça-feira, 2, a paralisação que inaugurou o terceiro carrossel foi uma das mais proveitosas. A adesão dos bancários foi excelente: todos eles saíram da unidade e foram para a frente da agência conversar com os clientes. A reunião, que ocorre em todas as unidades que participam da campanha, se estendeu além do horário previsto por conta da boa participação dos trabalhadores.
Abreu e Lima, que dá nome ao município e ao carrossel, é homenagem a José Inácio de Abreu e Lima. Político, escritor, jornalista e general, ele teve participação ativa na Revolução de 1817. Viu seu pai ser morto pelas forças da Coroa Portuguesa. Foi o primeiro embaixador do Brasil nos Estados Unidos, representando a Revolução. Depois, juntou-se as tropas de Simón Bolívar, com quem lutou durante 14 anos. Em 1869, a Igreja Católica proibiu que seu corpo fosse sepultado no cemitério público da cidade por ter se envolvido em algumas polêmicas com o clero local.