(São Paulo) O Unibanco foi multado em R$ 1,36 milhão por lesar os direitos dos correntistas ao substituir o sistema de atendimento ao cliente do serviço 0800, com ligação gratuita, para as chamadas pagas. A autuação foi do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça.
O banco tem dez dias para apresentar recurso. Segundo os cálculos do Ministério da Justiça, foram lesados mais de 5 milhões de clientes do Unibanco, que teriam passado a pagar R$ 0,27 para cada minuto de ligação para ter acesso a um serviço que antes era gratuito.
“Assim são os bancos. Sem o menor respeito pelos clientes, cobram tarifas e taxas absurdas e oferecem um péssimo atendimento
O processo administrativo que resultou na multa começou a tramitar no final de 2002, quando o DPDC julgou insuficientes as explicações que lhe foram encaminhadas pelo Unibanco, alegando que a mudança não lesara os clientes.
Fonte: Contraf-CUT, com agências