Unibanco ‚ multado por lesar clientes

(São Paulo) O Unibanco foi multado em R$ 1,36 milhão por lesar os direitos dos correntistas ao substituir o sistema de atendimento ao cliente do serviço 0800, com ligação gratuita, para as chamadas pagas. A autuação foi do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça.


O banco tem dez dias para apresentar recurso. Segundo os cálculos do Ministério da Justiça, foram lesados mais de 5 milhões de clientes do Unibanco, que teriam passado a pagar R$ 0,27 para cada minuto de ligação para ter acesso a um serviço que antes era gratuito.

 

“Assim são os bancos. Sem o menor respeito pelos clientes, cobram tarifas e taxas absurdas e oferecem um péssimo atendimento em troca. Faltam funcionários nas agências, os clientes são empurrados para o auto-atendimento e, ainda assim, promovem um verdadeiro assalto à mão armada nas contas. O Unibanco, por exemplo, paga o salário de todos os bancários só com o que é arrecadado com tarifas e taxas”, explica Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT.

 

O processo administrativo que resultou na multa começou a tramitar no final de 2002, quando o DPDC julgou insuficientes as explicações que lhe foram encaminhadas pelo Unibanco, alegando que a mudança não lesara os clientes.

Fonte: Contraf-CUT, com agências

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