(São Paulo) A inflação na cidade de São Paulo desacelerou, segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Na segunda prévia de maio, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) passou de uma variação de 0,38% para 0,35%. Esse ligeiro recuo se deve, principalmente, a uma acomodação de preços na comercialização do álcool combustível, que contribuiu para baixar a variação do grupo transporte de 0,75% para 0,64%.
De acordo com análise do coordenador da pesquisa da Fipe, Márcio Nakane, a desaceleração também reflete a estabilização nos artigos do vestuário. “Passado o período de entrada nas lojas da nova coleção outono-inverno, concentrada no início da segunda quinzena de abril, as correções de preços vão perdendo força”, observou o economista.
O grupo vestuário pulou de uma alta de 1,11% por cento para 0,58%. No período, também foi constatada uma redução no grupo de Despesas Pessoais, com oscilação de 0,66% ante 0,68%, na primeira prévia do mês.
Já os alimentos que têm peso na composição da taxa inflacionária continuam em baixa, embora com sinais de recuperação. Caíram na média em 0,09% ante uma queda anterior de 0,14%. Os produtos in natura são os que mais influenciaram, com recuo médio de mais de 2,3%. Os demais grupos tiveram as seguintes variações: Habitação 0,30%; Saúde 0,72% e Educação 0,08%.
Fonte: Agência Brasil