Bancários de Recife protestam contra Natal de demissões no Santander

Os bancários do Santander realizaram nesta terça-feira (18) um Dia Nacional de Luta contra as demissões em massa no banco. Em Pernambuco, os funcionários realizaram protestos em cinco agências onde houve dispensas.

Com faixas, cartazes, esquete teatral e coral, os trabalhadores denunciaram para os clientes a falta de responsabilidade social do Santander, que já dispensou cerca de 1.300 bancários desde o início do mês.

Como já é marca do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, o bom humor e a irreverência foram alguns dos artifícios utilizados pela entidade para passar o recado aos bancários e fazer a denuncia à população.

No roteiro da esquete, o Diabo Noel (uma versão perversa do Papai Noel) entrega ao bancário do Santander um pacote de maldades recheado de demissões. Ainda usando do bom humor, os diretores do Sindicato cantaram uma paródia da musica natalina Noite Feliz, na qual denunciam a exploração, as demissões, os abusos e o lucro do banco espanhol no Brasil.

Também foi entregue aos clientes e usuários do banco uma carta aberta denunciando as dispensas e pedindo apoio e solidariedade para a luta dos bancários, que visa suspender as demissões. As manifestações desta terça se concentraram nas unidades de Casa Forte, Parque Amorim, Afogados, Cais do Apolo e Dantas Barreto.

“Nós estamos hoje realizando atos como este no Brasil inteiro para demonstrar nossa indignação com esse absurdo praticado pelo Santander contra seus funcionários. E as demissões prejudicam também os clientes e usuários, uma vez que o atendimento e as filas vão piorar. Estamos atentos e só vamos parar de protestar quando o banco atender as reivindicações do movimento sindical e parar com as demissões”, explica o secretário de Administração do Sindicato, Epaminondas Neto, que é funcionário do Santander.

Apoio dos clientes

Receosos de que a onda de demissões comprometa ainda mais a qualidade do atendimento nas agências, os clientes aproveitaram a presença do Sindicato para reclamar das filas. “O atendimento aqui está péssimo, a gente passa mais de uma hora e meia esperando. Esta agência só tem dois caixas, sendo um para o atendimento prioritário e outro para todos os demais clientes. Desse jeito, só podia dar nisso: um péssimo atendimento”, se queixava o auxiliar de serviços mecânicos, José de Arimateia, cliente da agência Afogados.

O mesmo ocorreu com o aposentado David Juvêncio, cliente da agência Dantas Barreto. “O atendimento em geral é péssimo. Levei uma hora e 40 minutos para ser atendido na agência da Conde da Boa Vista. E aqui não é diferente. Esta agência tem seis bancadas para o atendimento mas só tem duas funcionando. O banco deveria colocar bancários em todos os guichês. Enquanto isso, os banqueiros vão só juntando dinheiro. Eles demitem um funcionário e não botam outro para substituir. E o coitado do funcionário tem de trabalhar por dois e ganhado o dinheiro de um. Nós, clientes, também sofremos com isso”, reclamava o aposentado.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram