(Porto Velho) Funcionários da agência Centro do HSBC em Porto Velho cruzaram os braços na manhã desta sexta-feira (15.02) por uma hora para participar de um ato de protesto promovido pelo Sindicato dos Bancários (SEEB) contra a medida coercitiva implantada recentemente pelo banco de revistar todos os funcionários comissionados na saída do expediente diariamente.
A medida está sendo adotada pelo banco em todo o país, gerando protestos dos bancários. “É um abuso da direção do banoc e uma falta de respeito para com os bancários”, avalia Sérgio Siqueira, diretor da Contraf-CUT e funcionário do banco. “O tema certamente será tratado em nossa próxima reunião com o banco, no dia 22”, afirma.
A revista aos trabalhadores do banco é considerada pela direção do sindicato como constrangedora e configura crime de assédio moral. Segundo o assessor jurídico do SEEB, Itamar Freitas, a denúncia foi realizada primeiramente ao público e clientes do banco e será formalizada em breve às autoridades fiscalizadoras do Trabalho.
A denúncia foi feita ao sindicato pelos próprios trabalhadores há duas semanas. Segundo o presidente do SEEB, Cleiton dos Santos, a medida se torna ainda mais constrangedora quando se leva em conta que a revista aos comissionados é realizada pelos colegas de trabalho.
“Mais que constrangedor a medida é agressiva e violenta. Ao baixar uma medida como essa, o Banco deixa entender que não confia nos seus trabalhadores, na medida que tratam-nos como bandidos. A Polícia chama essa revista de ´baculejo´ muito empregada nas blitz em locais de alta periculosidade. Se o banco está desconfiando dos funcionários o que pensará os clientes?”, questionou.
No ato público desta sexta-feira, o sindicato contratou a trupe do palhaço xereta e mostrar aos clientes da agência a forma como são feitas as revistas aos trabalhadores de uma maneira jocosa e que mostra a violência a que é submetida diariamente dezenas de funcionários do banco.
“É difícil de acreditar que um banco como o HSBC, um dos mais ricos do mundo e que prega padrão de excelência trate seus gerentes com expedientes dessa natureza. É bom lembrar que toda a empresa de excelência tem como fator número um de seu sucesso o respeito e a valorização de seus funcionários”, finalizou.
Fonte: Contraf-CTU, com Seeb-RO