Contraf não terá expediente nesta segunda, feriado do aniversário de São Paulo

A Contraf-CUT não terá expediente nesta segunda-feira, dia 25 de janeiro, devido ao feriado municipal pelo aniversário de 456 anos da cidade de São Paulo.

As atividades serão retomadas normalmente nesta terça-feira, dia 26, a partir das 9 horas.

Um pouco da história de São Paulo

Segundo a Wikipédia, a história da cidade de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil, ao longo desses 456 anos de sua existência, contra os mais de 500 anos do país. Embora tenha sido marcada por uma relativa inexpressividade, seja do ponto de vista político ou econômico, durante os primeiros três séculos desde sua fundação, São Paulo destacou-se em diversos momentos como cenário de variados e importantes momentos de ruptura na história do país.

São Paulo surgiu como missão jesuítica, em 25 de janeiro de 1554, reunindo em seus primeiros territórios habitantes de origem tanto européia quanto indígena. Com o tempo, o povoado acabou caracterizando-se como entreposto comercial e de serviços de relativa importância regional.

Esta característica de cidade comercial e de composição heterogênea vai acompanhar a cidade em toda a sua história, e atingirá o seu ápice após o espetacular crescimento demográfico e econômico advindo do ciclo do café e da industrialização, que elevariam São Paulo ao posto de maior cidade do país.

Clique aqui para saber mais da história da cidade.

Um dos cartões postais da cidade é o prédio do ex-Banespa (foto), que foi privatizado, em 2000, nos governos tucanos Covas/Alkmin e FHC e adquirido pelo Santander. Era o maior banco estadual do país, tendo desempenhado importante papel no desenvolvimento de São Paulo.

Após longa resistência dos bancários, o banco foi vendido por preço subavaliado, durante o maior processo de entrega de patrimônio público da história de São Paulo e do Brasil. As entidades sindicais e a Afubesp são testemunhas e lutaram bravamente até o último minuto em defesa do Banespa como banco público.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram