Lan‡ada Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul

(Porto Alegre) A Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público, uma iniciativa de um grupo de parlamentares do PT, PSB, PCdoB e PDT, recebeu adesões em pleno lançamento, que aconteceu nesta terça-feira, dia 15, na Sala Júlio de Castilhos, na ante-véspera do plenário da Assembléia Legislativa. Deputados do PPS, PP e PMDB também se comprometeram a defender o compromisso de lutar para a manutenção do caráter público do banco evitando sua privatização, sinalizada por mudanças aprovadas em recente assembléia de acionistas da instituição.

 

As sete bancadas irão fortalecer a luta do Comitê em Defesa do Banrisul, organizado pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região e Federação dos Bancários do RS. "A maior prova da força do Banrisul é a representação que já temos na Frente Parlamentar", destacou o presidente do SindBancários, Juberlei Baes Bacelo, que chamou a atenção dos deputados para o "o inimigo invisível da privatização".

 

O SindBancários alertou que a capitalização do banco e a venda de ações são sinais claros da mudança do foco de atuação do banco. "Não queremos o Banrisul privando os gaúchos de serviços básicos", advertiu Bacelo.

 

A iniciativa dos parlamentares também vai auxiliar o Comitê nas questões legislativas. "Qualquer medida de venda do banco é protegida pela Constituição Estadual", enfatizou o deputado Raul Pont (PT). De acordo com o deputado Adroaldo Loureiro (PDT), "a hora é de unir forças para preservar o patrimônio dos gaúchos".

 

"Toda sociedade precisa do banco, ainda mais os pequenos agricultores, que têm ali uma fonte de financiamento", complementou o deputado Heitor Schuch (PSB). "O mesmo se aplica à micro e às pequenas empresas", reforçou o deputado Berfran Rosado (PPS), ao destacar a importância do banco para o desenvolvimento do Estado.

 

"Há ainda o importante papel na geração de emprego e renda, por tudo isso o banco não deve ser vendido", defendeu o deputado Gilberto Capoani (PMDB). Já o deputado Raul Carrion (PCdoB) lembrou que esta não é a primeiratentativa de privatizar o Banrisul, ressaltando que "essa nova empreitada também será barrada".

 

O presidente da Assembléia, deputado Frederico Antunes (PP), assinou o documento da Frente Parlamentar e garantiu apoio de seu partido e do Legislativo nas ações em defesa do Banrisul. Ele recordou que a Casa aprovou emenda constituicional que determina a realização de plebiscito para consulta popular no caso de proposta de venda do banco. "O Banrisul é nosso e deverá continuar servindo os gaúchos", afirmou.

 

Além de parlamentares, comparecerem os presidentes estaduais do PT, PCdoB e PSB. "O risco de privatização fica ainda mais evidente, uma vez que o atual governo tem a mesma composição da admistração que já tinha previsto no orçamento os recursos da venda do banco", apontou o ex-governador e ex-presidente do SindBancários, Olívio Dutra. Segundo ele, a formação de uma frente pró-Banrisul público e forte é um momento muito importante na luta da sociedade gaúcha pela preservação do banco como instrumento indispensável para o desenvolvimento do Estado.

Fonte: Seeb PoA

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram