(Salvador) O Sindicato dos Bancários da Bahia promove, no próximo sábado, o Encontro Estadual dos Novos Bancários do BB, BNB e Caixa, a partir das 9h, no Hotel Sol Victoria Marina, no Corredor da Vitória,
O SEEB/BA convida os outros sindicatos filiados à Federação a mandarem representantes. Os empregados admitidos depois de 1998 devem enviar, através da ferramenta "Fale Conosco" no site do Sindicato, informações como nome, idade, telefone fixo ou móvel, e-mail, banco, agência, unidade, ano de admissão e se é sindicalizado.
Os não-sindicalizados também podem participar. O encontro pretende discutir a urgente necessidade de implantação da isonomia de direitos entre funcionários novos e antigos, o Plano de Cargos e Salário (PCS), combate ao assédio moral e metas abusivas. Participarão dos debates Everaldo Augusto, dirigente da Executiva Nacional da CUT e vereador (PCdoB), e Paula Goto, funcionária do Banco do Brasil e membro do GT de Trabalho de reformulação do PCS/PCC.
Lesionados
As mudanças anunciadas pelo Ministério da Previdência para os aposentados por invalidez foram discutidas ontem, durante a reunião semanal dos trabalhadores lesionados, que acontece todas as quartas-feiras, no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia,
Os participantes temem que muitos trabalhadores realmente doentes possam se prejudicar com a deliberação. Conforme a afirmação do ministro da Previdência. Social Nelson Machado, esse procedimento era para ser feito a cada dois anos, segundo o artigo 47 da Lei 8.213/91, para identificar supostas irregularidades. A conclusão do encontro foi de que é preciso avaliar a eficácia e segurança dos critérios utilizados na nova perícia para que não seja mais uma tentativa de redução de custos em detrimento do real estado de saúde do trabalhador.
A Câmara Municipal de Salvador realiza dia 3 de abril, às 9h, Sessão Especial para discutir as mudanças divulgadas pelo Ministério da Previdência. Sob o título de “O trabalhador e a revisão das aposentadorias por invalidez proposta pela Previdência”, a sessão, de autoria do vereador Everaldo Augusto (PCdoB), discute itens como ilegalidades e aspectos jurídicos, sociais e psicológicos das mudanças. O evento é aberto ao público.
Fonte: Seeb Bahia