Bancários do Mato Grosso protestam contra práticas antissindicais dos bancos

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro de Mato Grosso (Seeb-MT) realizou protestos durante a manhã de hoje nas principais agências do Santander-Real e Itaú Unibanco de Várzea Grande. Foram distribuídos panfletos a população, houve mobilização com faixas e discursos de esclarecimento aos cidadãos mato-grossenses. As manifestações fazem parte da Jornada Internacional de Lutas.

Essas ações foram desencadeadas reivindicando o fim das práticas antissindicais dos bancos multinacionais, que agem contra o direito de livre organização dos trabalhadores ao perseguir e demitir aqueles que se aproximam do movimento sindical, desrespeitando as leis trabalhistas dos países e diversas normas internacionais.

O Seeb-MT condena essa tática implementada pelos bancos, a fim de minar o movimento sindical e afastar o trabalhador daqueles que podem lhe defender diante dos abusos dos patrões.

“É direito do bancário lutar por seus direitos e participar ativamente do sindicato. Não aceitaremos retaliações ou perseguições a trabalhadores. O sindicato representa e continuará representando os interesses dos bancários, mesmo que contra a vontade dos banqueiros. Qualquer tentativa de impedir isso significa um retrocesso e é antidemocrático”, argumenta o funcionário do Santander e secretário de Administração e Finanças do Seeb-MT, Florisvaldo Pereira.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram