Bancários do ABC mobilizam Diadema contra demissões no Itaú

Os bancários do ABC participaram na terça-feira, 19 de julho, do Dia Nacional de Luta dos Funcionários do Itaú Unibanco. Foram realizadas atividades nas agências de Diadema.

Durante a mobilização, os funcionários dialogaram com a sociedade mostrando as reais condições de trabalho e denunciando a política de rotatividade que, segundo a Contraf-CUT, no primeiro semestre deste ano, provocou a demissão de quase quatro mil bancários, a maioria na Grande São Paulo.

A apreensão dos funcionários aumentou depois que o banco anunciou em matéria da revista Exame, de 15 de junho, que haverá corte de custos e reorganização interna de pessoal.

Sustentável para quem?

Está é a pergunta que os trabalhadores do Itaú estão fazendo, principalmente depois de o banco ganhar o prêmio internacional de sustentabilidade. O objetivo da mobilização foi mostrar o que realmente leva uma empresa a ser sustentável. “Ser sustentável não é somente ter respeito ao meio ambiente, mas também, à vida humana”, diz Adma Gomes, diretora do Sindicato e funcionária do banco.

Os trabalhadores reivindicam responsabilidade social e isso significa empregabilidade com trabalho decente e distribuição de renda. “Hoje o Itaú faz justamente o inverso, com demissões, assedio moral, sobrecarga de trabalho e cobrança de metas abusivas”, finaliza Adma.

Enquanto o banco não mudar de postura, o Sindicato continuará mobilizando os trabalhadores.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram