Protesto reforçou Dia Nacional de Luta na capital do Piauí
Os bancários paralisaram o atendimento ao público nesta quarta-feira (23), das 8h às 11h, da agência do Itaú Unibanco na Rua Areolino de Abreu, no centro de Teresina, marcando o Dia Nacional de Luta. O movimento acontece nacionalmente contra demissões, assédio moral, metas abusivas, condições precárias de saúde e trabalho, e terceirização.
Para chamar atenção da sociedade, uma dupla de emboladores se apresentou em frente à unidade do banco e fez referência ao tema, bem como alertou aos clientes sobre as demissões que tanto prejudicam o atendimento.
O diretor do Sindicato dos Bancários do Piauí, João Neto, fez um breve discurso falando sobre as negociações permanentes em relação a todos os bancos, públicos e privados; os avanços conquistados pela categoria em alguns pontos, bem como os entraves enfrentados. “O mais complicado de todos diz respeito às demissões no sistema financeiro”, reforçou.
Ele lembrou os lucros exorbitantes adquiridos pelos bancos, entre eles, o Itaú Unibanco, mês a mês, ano a ano, “mas que fique claro que o sistema financeiro não tem prejuízo”, frisou o sindicalista. Para ele, só a mobilização da categoria faz a força diante da postura dos donos de bancos em demitir funcionários.
“Vários pais de família vêm perdendo emprego e tal atitude prejudica diretamente os clientes por conta da demora nas filas devido à falta de empregados”, justificou João Neto falando dos transtornos e aproveitando para focar também a segurança bancária.
Já o presidente do Sindicato, José Ulisses de Oliveira, disse que o Itaú Unibanco cortou quase duas mil empregos nos primeiros três meses de 2012, “sendo necessárias manifestações desta natureza para chamar atenção da direção do banco e da própria sociedade para esse problema que tanto aflige nossa categoria”.