Bancários do RS protestam contra Natal de demissões no Santander

Paralisações em Tramandaí, Capão da Canoa e Cruz Alta

Os bancários fizeram nesta terça-feira (4) paralisações em agências do Santander no interior do Rio Grande do Sul. As unidades de Tramandaí, Capão da Canoa e do centro de Cruz Alta tiveram o horário de abertura retardado, devido à onda de demissões efetivadas pelo banco desde a semana passada.

Nas unidades do litoral norte do Estado, os bancários estenderam faixas como “Santander: sem escrúpulo, demite à véspera do Natal” e promoveram manifestações com distribuição de panfletos, retardando o início do atendimento até as 12h e protestando contra a demissão de três bancários.

Já em Cruz Alta, onde ocorreram duas dispensas, o expediente foi aberto somente às 13h. A manifestação contou com a participação de dirigentes dos Sindicatos dos Bancários de Passo Fundo, Ijuí e Santo Ângelo.

As entidades sindicais já estão fazendo um levantamento detalhado do número de dispensas efetuadas pelo Santander no Rio Grande do Sul. Até agora, segundo a Contraf/CUT, houve mais demissões em São Paulo.

O movimento sindical questiona a falta de responsabilidade social do banco e a política de gestão de pessoas baseada no simples descarte de funcionários mais antigos, que estão sendo substituídos por outros contratados por salários menores.

A atitude do banco também desestabiliza as condições de trabalho, na medida em que a instituição gerou um clima de insegurança no emprego às vésperas das festas de fim de ano e do período de férias de verão.

“É lamentável que o Santander escolha uma época que deveria ser de felicidade, descanso e confraternização para efetivar demissões imotivadas”, destaca o diretor do Sindicato dos Bancários do Litoral Norte e funcionário do banco, Bino Kohler.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram