Nossa Caixa: Começa processo eleitoral no Economus

(São Paulo) A direção do Economus (Instituto de Seguridade Social dos Funcionários da Nossa Caixa) divulgou, nesta quinta-feira (31/01), o regulamento eleitoral 2008, dando início à convocação das eleições para escolha dos representantes dos participantes ativos e assistidos ao Conselho Deliberativo e Fiscal do instituto.

Até 15/02 estará ocorrendo o pregão para contratação de auditoria e sistema eleitoral. O período para inscrição de candidatos ocorre de 18/02 a 29/02. A divulgação da relação dos candidatos está prevista para 07/03, dando início logo em seguida aos prazos para impugnações e defesas. A postagem das cédulas e senhas será em 28/04.

Conforme o regulamento, a votação poderá ser eletrônica ou em cédulas, devendo ocorrer no período de 29/04 a 09/05. A divulgação do resultado deverá se dar até 19/05 e a posse em 30/05.

A diretora da FETEC/CUT-SP, Adriana Pizarro Carnelos, atualmente no Conselho Fiscal do Economus, destaca a importância do processo que ora principia e ressalta a responsabilidade do funcionalismo na escolha de seus representantes. “Espero que o funcionalismo saiba escolher a pessoa que irá representá-lo, sobretudo, no Conselho Deliberativo, que é o órgão mais importante do instituto. Se não tivermos representantes compromissados com os participantes, os problemas podem se agravar, assim como surgirem outros”, avisa.

Conforme a dirigente, atualmente, o Economus enfrenta problemas de gestões anteriores e decorrentes de decisões tomadas em um passado não muito remoto.”O equacionamento do déficit é uma prova de que a conta sempre recai sobre o participante. A contribuição extraordinária, fruto do equacionamento, está ocorrendo paritariamente entre o contribuinte e o patrocinador, apesar de ser conseqüência de decisões erradas tomadas pela gestão do fundo”, explica Adriana.

A diretora da FETEC SP frisa que, hoje, a responsabilidade para quem ocupa cargos em institutos de previdência é grande. “Esses representantes devem responder pessoalmente por ações ou omissões que, por ventura, sejam consideradas danosas ao fundo”.

O processo eleitoral em curso deverá eleger dois representantes dos participantes ativos e assistidos ao Conselho Deliberativo e um ao Conselho Fiscal, com mandato quatro anos.

Fonte: Lucimar Cruz Beraldo – Fetec SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram