(Florianópolis) Os cegos de Santa Catarina têm um motivo a mais para comemorar o Dia Nacional do Livro, que acontece no próximo dia 18 de abril (quarta-feira). Nesta data estará sendo lançado na Região Sul o Livro Digital Acessível – LIDA, que facilitará consideravelmente o acesso dos cegos a livros, inclusive a edições técnicas ou específicas de determinadas categorias. O lançamento oficial no estado será feito nesta data, às 14h, na Acic (Associação Catarinense para a Integração do Cego). O lançamento deste programa é mais uma das atividades que marcarão as comemorações dos 30 anos de fundação da entidade, que acontecerá no dia 18 de junho.
Apesar de já contarem há algum tempo com o sistema de livros digitais,os cegos ainda encontram inúmeras dificuldades para se localizarem dentro dos arquivos, ou mesmo a terem acesso a obras específicas e técnicas. Com o novo programa um estudante de Direito, por exemplo, poderá acessar um livro de Legislação e acionando o programa, digitando a palavra Pena de Morte, terá acesso a todas as partes do livro que falam do assunto. Antes ele teria que percorrer todo arquivo do livro em busca da informação necessária que poderia estar no último capítulo.
O presidente da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Alfredo Weisflog, acompanhado de mais dois técnicos da instituição, estará em Florianópolis fazendo o lançamento do programa, e dando outras informações do sistema. A Fundação Dorina Nowill tem sido responsável pelos grandes avanços obtidos no processo de educação e formação dos cegos do Brasil e até de outros continentes. Programas como este só vem destacar alinda mais a importância de um trabalho desta magnitude.
Fonte: Seeb Floripa