Protesto e homenagens marcam aniversário do Banrisul

(Porto Alegre) Dirigentes da Federação dos Bancários RS e dos sindicatos de Alegrete, Bagé, Guaporé, Erechim, Pelotas, Rio Grande, Horizontina, Santa Maria e Porto Alegre fizeram um ato público em frente à Direção Geral do Banrisul no final da manhã de hoje. Além de homenagear a instituição pelos 79 anos de atuação, os sindicalistas parabenizaram todo o quadro de funcionários, responsável pelo desempenho positivo da instituição.

Houve distribuição de carta-aberta aos funcionários e clientes do banco e manifestação de vários dirigentes no carro de som. O diretor da FEEB-RS, Carlos Augusto Rocha, destacou que infelizmente o banco não tem dado atenção á pauta de reivindicações específicas dos funcionários. “Estamos há quase dois anos sem negociação, o Banrisul é um dos poucos bancos que se recusa a retomar este processo. Hoje entregamos mais uma solicitação à Direção do banco, para que seja agendada uma reunião de negociação, esperamos que haja maior sensibilidade desta vez”, salienta Rocha.

Os bancários também alertaram para o destino dos recursos obtidos com a venda das ações. Dos R$ 2,086 bilhões arrecadados no leilão, R$ 800 milhões ficaram com o banco. O maior volume de recursos foi para fundos do governo estadual.

Conforme o secretário-geral do Sindicato de Porto Alegre, Fábio Alves, está havendo uma política temerária de maior flexibilidade na concessão de crédito, que preocupa a categoria. Essa prática é confirmada pela elevação das metas de alguns segmentos, como operadores de negócios, de 100% para 150%.

“O banco tem muito dinheiro para emprestar e pressiona os funcionários para que atinjam metas de movimentação desses recursos”, explica Alves. Entre as medidas, exemplifica, está ampliar o limite de cheque especial e do Banricompras sem o aumento da renda do cliente.

Homenagem na Assembléia
A Assembléia legislativa RS destinou espaço no Grande Expediente para prestação de homenagem ao Banrisul. Na ocasião vários parlamentares se manifestaram, entre eles os deputados Raul Pont (PT) e Raul Carrion (PCdo B), que além de ressaltar a importância do banco para a economia gaúcha, registraram o apoio à luta dos funcionários por negociações específicas.

Banrisul entrará com força na Campanha Salarial
Em reunião ocorrida na tarde da terça-feira, 11, na sede da FEEB-RS, o Comando e dirigentes sindicais do Banrisul definiram um calendário de mobilização para o período da campanha salarial. No dia 18 de setembro haverá assembléias específicas dos funcionários do banco em todo Estado. Já no dia seguinte, os banrisulenses vestem preto, durante mais uma atividade da campanha em defesa do Banrisul público.

Os sindicalistas também deliberaram pelo envio de correspondência ao banco, todas as quartas-feiras, cobrando a abertura das negociações específicas com cópia para Assembléia Legislativa (comissão de serviços públicos).

A diretora da FEEB-RS, Denise Corrêa, salienta que o objetivo agora é preparar os funcionários do Banrisul para manifestações fortes nesta campanha salarial, para garantir a retomada e avanços nas negociações específicas.

Encontro Nacional
O Comando e a FEEB-RS promovem no dia 29 de setembro, sábado, o Encontro Nacional dos Banrisulenses. O evento será realizado no Clube do Comércio, no Centro de Porto Alegre, das 9h30 às 17h. Os temas debatidos na atividade serão os seguintes: campanha salarial; defesa do Banrisul e rumos do Banrisul após venda das ações (terceirizações, Fundação Banrisul e Cabergs,Venda de folhas de pagto por parte dos municípios,depósitos judiciais, regulamentação DIREP/COREP).

Fonte: Feeb RS

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram