O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e a CUT-RS estarão unidos em uma manifestação na Esquina Democrática (Avenida Borges de Medeiros com Rua dos Andradas), nesta sexta-feira, dia 13, das 12h às 13h, no centro da capital gaúcha, pela igualdade de direitos e oportunidades no sistema financeiro e na sociedade.
Na data que lembra a abolição da escravatura no Brasil, será distribuída uma carta aberta à população, contendo informações sobre o cenário de discriminação e exclusão, tanto no acesso ao emprego quanto na remuneração e na ascensão profissional nos bancos.
Com o Dia Nacional de Luta contra a Discriminação nos Bancos, promovido pela Contraf-CUT, o objetivo é mostrar a herança e as consequências que a escravidão, proibida legalmente há 123 anos, deixou na população negra e no Brasil.
Pesquisa
Pesquisa recente realizada pela Febraban, intitulada ‘Mapa da Diversidade’, comprova que os bancos discriminam negros, negras e pessoas com deficiência, tanto no acesso ao emprego quanto na remuneração e na ascensão profissional.
Alguns bancos não atingem o número determinado pela Lei das Cotas, aprovada em 1991, que determina que ao menos 5% dos funcionários de empresas com mais de mil empregados tenham pessoas com deficiência.