Bancários param agência do Itaú que sofreu tentativa de assalto em Taguatinga

Agência não oferece condições de segurança para trabalhadores e clientes

Uma tentativa de assalto na madrugada de sexta-feira (16) deixou parte da agência Comercial Norte de Taguatinga do Itaú Unibanco destruída. A utilização de maçaricos por parte dos bandidos para tentar abrir os caixas eletrônicos resultou em uma explosão que incendiou o autoatendimento e a fachada da unidade.

A agência foi interditada no mesmo dia para a realização da perícia e na segunda-feira (19) o Sindicato dos Bancários de Brasília voltou ao local e os trabalhadores fecharam a unidade, que não oferecia condições de trabalho aos funcionários.

Segundo o diretor do Sindicato, Roberto Alves, a agência estava tomada por fumaça e o odor de polietileno chegou ao terceiro andar do prédio, colocando em risco a saúde dos trabalhadores. “Uma funcionária da limpeza se sentiu mal devido ao forte mau cheiro e foi encaminhada ao pronto-socorro. Os bancários estavam expostos, sem a menor condição de realizar suas tarefas”, explica.

Para evitar que o odor se propague ainda mais, uma equipe técnica está trabalhando para limpar o ar condicionado do local. Será realizada higienização e vistoria para assegurar o bom funcionamento do equipamento. Os diretores do Sindicato também solicitaram ao banco que seja feita uma vistoria nas câmeras de segurança para se certificar de que elas não foram danificadas com a explosão.

“O funcionamento da agência estava precário”, afirma o diretor do Sindicato, Washington Henrique. Ele explica que a fiação estava exposta, o caixa automático do aquário foi destruído pelo fogo, a limpeza não foi concluída e ainda existem muitos vidros quebrados na parte da frente da agência.

“Existem três equipes no local: uma de limpeza, uma cuidando do ar condicionado e outra trabalhando com os vidros para garantir condições de trabalho dignas aos bancários”, relatou.

O aquário da agência está fechado com tapumes e a vidraça da frente já foi substituída. “Como a vidraçaria do aquário é de 10mm, foi necessário fazer encomenda para que fosse tudo substituído. Para garantir a segurança dos funcionários, os tapumes estão fechando o local”, explica a diretora do Sindicato Louraci Morais.

Segundo os dirigentes sindicais, o analista de Relações Intersindicais do Itaú Unibanco, Walmir Toledo, se comprometeu a resolver os problemas da agência. Uma nova visita será realizada nesta terça-feira (20) para fiscalizar se tudo foi cumprido.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram