Grupo de Trabalho do Banesmútuo da Afubesp tira dúvidas dos banespianos

Os telefones da Afubesp recebem ligações atrás de ligações de banespianos confusos com as últimas notícias a respeito da Banesmútuo/Mutuoprev, mais uma vez.

Agora, uma carta da Abesprev – que chegou nas casas dos segurados com a falsa pretensão de fazer recadastramento, quando na verdade, quer a assinatura das pessoas autorizando filiações ao Mutuoprev – informa que as atividades da caixinha da morte, como recebimento de mensalidades e pagamento de pecúlios no valor de R$ 48.500 – serão feitas pela tal entidade em formação até 28/7/2012.

Contradizendo a correspondência, a Afabesp colocou em seu site no último dia 14, que “BANESMÚTUO não mais existe”, dando a desculpa de que a Previc é a responsável pela extinção da caixinha da morte, como segue:

“A PREVIC entendeu não ser possível a manutenção da BANESMÚTUO pela forma como essa entidade vinha atuando e exigiu que a mesma, para continuar funcionando, fosse transformada em fundo de previdência complementar, como ocorreu, tendo sido criada, assim, a MÚTUOPREV – Plano II”.

Segundo Oliver Simioni, integrante da Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa e do Grupo de Trabalho Banesmútuo, formado pela Afubesp, “a Previc não tem alçada judicial para isso, ela simplesmente autorizou o funcionamento de um novo fundo de pensão. No que diz respeito a questões relacionadas a seguros, o órgão regulador é a Susep”.

Ele avisa que os associados que discordam dos míseros R$ 2.287 a serem pagos aos colegas que não aderirem ao Mutuoprev podem ingressar com ações individuais por meio do Departamento Jurídico da Afubesp, com a finalidade de recuperar as mensalidades pagas com juros e correção monetária.

Confira comunicado do grupo de trabalho Banesmútuo:

BANESMÚTUO EM FOCO (II)

Após a edição do jornal DIGNIDADE de 24/10/2011, a diretoria da Abesprev, não conseguindo a adesão da maioria dos banespianos ao seu Mutuoprev, volta à carga em carta com data de 25 de outubro alegando motivos de cadastramento. Na realidade, o documento é mais uma farsa, pois procura na verdade efetivar a adesão ao Mutuoprev com a assinatura dos associados (a adesão está subentendida no texto).

Reiteramos que o assunto está sub judice por conta das ações Cautelar e Declaratória, que há meses tramitam em Juízo na capital paulista, exigindo o chamamento de Assembleia Geral Específica, conforme exigência do Artigo 13º do Estatuto da Banesmútuo, no caso de extinção da Caixinha da Morte (seguro coletivo). Quem tem medo da democracia e da transparência?

É difícil acreditar que essa autorização da Previc tenha, também, passado por cima do artigo13º do Estatuto da Banesmútuo. Compete a nós, segurados, acionarmos a Justiça, o que já fizemos e cuja decisão se estenderá a todos os segurados.

Além disso, a Previc adiou o prazo para a adesão que vai de 1/9/2011 até 28/7/2012 e, até esta data, os sinistros ocorridos serão tratados sob a égide da Banesmútuo. Dessa forma, esperamos que nossos débitos em Holerite (Banesprev – aposentados e Santander-ativa ) retornem para a cobrança seguro Banesmútuo.

Grupo de Trabalho Banesmútuo – Afubesp

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram