Conferência Estadual dos bancários do ES prepara Campanha Nacional

Os bancários do Espírito Santo participaram entre sexta-feira e domingo, dias 17 e 19, em Serra (ES), da Conferência Estadual em preparação para a 13º Conferência Nacional dos Bancários, que acontece entre os dias 29 e 31 de julho, em São Paulo.

O tema central do evento foi “Autonomia e unidade para avançar nas conquistas” e um dos painéis principais destacou o “Sistema Financeiro e o papel social dos bancos”, com exposição da professora Maria Alejandra Caporale Madi, doutora em Economia pela Unicamp.

A abertura do evento reuniu lideranças sindicais da categoria e convidados. A mesa foi formada pelo coordenador geral do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, Jessé Alvarenga; o representante da Federação dos Bancários Rio de Janeiro e Espírito Santo, Sérgio Faria; o presidente da APCEF/ES, Titony Barcellos; o vice-presidente da CUT/ES, José Nilton Oliveira Santos; a representante da Intersindical, Rita Lima; e o presidente do Sindipúblicos, Gerson Correia de Jesus.

“Iniciamos agora as discussões sobre a Campanha Salarial e a expectativa é de que haverá resistência para negociação por parte dos bancos, apesar dos excelentes resultados do setor”, avaliou o representante dos bancários capixabas no Comando Nacional dos Bancários, Idelmar Casagrande. Ele afirmou que a lucratividade dos bancos tem aumentado a cada ano, o que dá condições para aumentar os salários e melhorar as condições de trabalho e segurança dos bancários.

A exposição que abriu o evento tratou da conjuntura internacional e nacional, feita pela economista Roberta Traspadini, doutoranda em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) e professora da Escola Nacional Florestan Fernandes. Já a conjuntura estadual foi discutida pelo doutor em Serviço Social, Renato Andrade.

No segundo dia da Conferência, aconteceram os encontros específicos por bancos. O diretor comercial do Banestes, José Antônio Bof Buffon, o presidente da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal, Jair Ferreira, o diretor da Federação dos Bancários RJ/ES e bancário do Banco do Brasil, Sérgio Farias, e o diretor do Sindicato, Idelmar Casagrande, falaram nos eventos dos bancários do Banestes, CEF, BB e bancos privados, respectivamente.

Houve ainda debate sobre a conjuntura em que as negociações da categoria acontecerão, votação da minuta geral da Campanha Salarial 2011 e das minutas específicas, além de debate sobre os eixos, estratégias e definição sobre a mobilização dos bancários.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram