(Rio) A hora do almoço de ontem foi diferente para os empregados da agência da Caixa na esquina das avenidas Almirante Barroso e Rio Branco, no Centro do Rio. O “abraço ao prédio da Barroso” fez parte das manifestações do Dia Nacional de Luta e da campanha “O Brasil Precisa da Caixa”.
Houve encenação com a Cia de Emergência Teatral e distribuição de uma publicação elaborada pela Fenae (no detalhe, à direita) para levar à população os motivos da defesa do banco público. A Caixa tem 145 anos e é a única instituição financeira do país a oferecer financiamento para moradia popular e saneamento básico, inclusão bancária e crédito popular, além de ser a depositária do FGTS e pagadora do seguro-desemprego, abono salarial, PIS e de programas de transferência de renda como o Bolsa-Família, entre outros serviços.
Estiveram presentes ao ato os representantes do Rio de Janeiro na Comissão de Empresa, Antônio Roberto e José Ferreira, diretores dos Sindicatos do Rio e de Niterói, diretores da Funcef, a diretora para Bancos Públicos da Federação, Leonice Costa, e o deputado estadual Carlos Minc (PT).
Dia do Vermelho
O Sindicato da Baixada fez atividade da campanha O Brasil Precisa da Caixa com o Dia do Vermelho. Todas as agências da CEF em Caxias foram visitadas pelos diretores do sindicato, que distribuíram faixas vermelhas para os bancários amarrarem ao braço. A receptividade dos bancários da CEF foi total, com adesão maciça.
Fonte: Feeb RJ/ES