Agências de Olinda fecham na manhã de hoje

(Recife) Nenhuma agência de banco privado vai funcionar até as 13 horas desta segunda-feira, 24, na Avenida Getúlio Vargas, em Olinda. Bradesco, ABN Real, Unibanco, HSBC e Itaú terão a abertura de suas unidades retardada pelo Sindicato para pressionar a Fenaban – Federação Nacional dos Bancos a atender as revindicações da categoria. Passados 44 dias desde a entrega da minuta, os banqueiros oferecem, apenas, 4,82% – que é a reposição da inflação do período que vai de 31 de agosto de 2006 a 1º de setembro de 2007, mais 13ª cesta-alimentação. Os bancários querem aumento real, piso nacional do Dieese – R$ 1.682,00 – e melhoria no modelo de cálculo da PLR – Participação nos Lucros e Resultados.

A contraproposta patronal foi rechaçada de pronto pelo Comando Nacional dos Bancários. Nesta segunda, banqueiros e bancários voltam à mesa de negociação. A maioria das bases da Contraf-CUT no país está em estado de greve desde a semana passada, com indicativo de paralisação de advertência marcada para a próxima sexta-feira, 28. Em Pernambuco, a greve de advertência foi aprovada em assembléia da última quinta-feira. Na quinta-feira, 27, os sindicatos da categoria em todo o Brasil fazem assembléia para avaliar eventual nova proposta dos patrões e, caso não atenda as expectativas, referendar a paralisação que abrange bancos públicos e privados.

O corredor financeiro da Avenida Getúlio Vargas, em Olinda, possui seis agências e dois postos de serviço.

Pernambuco em estado de greve
A exemplo do que vem ocorrendo em vários estados, bancários de Pernambuco aprovam estado de greve. Cerca de 150 bancários de bancos públicos e privados aprovaram, por ampla maioria, na noite desta quinta-feira, 20, na sede do Sindicato, o indicativo de greve de advertência por 24 horas no próximo dia 28.

A data faz parte de um calendário de atividades que prevê, ainda, realização de plenária nacional com representantes de todos os sindicatos, em São Paulo, no próximo dia 25. Prevê-se, também, novas assembléias por todo o país no dia 27, quando poderá ser referendada a paralisação.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Pernambuco

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram