Folha de São Paulo
Os trabalhadores que têm conta-corrente na Caixa Econômica Federal agora também podem, por meio do site do banco na internet, acessar seu extrato de informações previdenciárias.
Com isso, podem conferir se todas as contribuições feitas para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pelo empregador estão em dia.
Se o segurado notar que algum período de contribuição não está registrado nos cadastros da Previdência, pode solicitar a correção.
Se houve falha por parte do empregador, o trabalhador não poderá ser prejudicado.
O serviço é decorrente de um convênio assinado entre o banco e o Ministério da Previdência Social. O próximo passo da parceria é disponibilizar as informações em outros pontos, como caixas eletrônicos e casas lotéricas.
De acordo com o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, 4,8 milhões de beneficiários do INSS, de um total de 29 milhões, são correntistas da Caixa.
O mesmo serviço já é oferecido, desde 2009, para correntistas do Banco do Brasil.
Já os segurados que não têm conta na Caixa ou no BB podem acessar o extrato de informações previdenciárias por meio do portal da Previdência. Nesse caso, é preciso ter uma senha fornecida nas agências do INSS. O agendamento pode ser feito pelo 135.