FMI eleva para 4,7% projeção de crescimento do PIB do Brasil neste ano

SÃO PAULO – O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê uma expansão de 4,7% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2010, taxa essa mais expressiva do que a estimada em outubro do ano passado para o mesmo período, de 3,5%.

Os demais integrantes do grupo BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) também terão recuperação mais fortes do que o previsto anteriormente. A economia da Rússia, por exemplo, deve avançar 3,6% neste calendário e a China, 10%. No caso da Índia, o avanço do PIB esperado é 7,7%.

Por causa do desempenho econômico do Brasil, bem como do México, a América Latina terá um ano melhor do que o estimado antes, com crescimento de 3,7%. O FMI espera que o PIB mexicano avance 4%.

Para a economia mundial, a expectativa é de crescimento de 3,9% em 2010, acima dos 3,1% projetados no relatório antecedente.

O documento trouxe também o prognóstico de crescimento para o PIB dos Estados Unidos neste calendário, revisto de 1,5% para 2,7%. Na zona do euro, a estimativa é de aumento de 1% no PIB em 2010.

O Fundo adverte que persistem os diversos riscos que pesam sobre a recuperação econômica mundial, especialmente a dívida contraída pelos Estados, mas reconhece que a expansão está respaldada, em grande parte, nos estímulos definidos pelos governos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram