Taxa de desemprego segue estável e fica em 5,3% em agosto, diz IBGE

A taxa de desemprego em agosto permaneceu estável na comparação com julho, em seis regiões metropolitanas do país, ficando em 5,3%. O índice é 0,1 ponto percentual maior do que o do mês anterior.

Os números fazem parte da Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada nesta quinta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Aproximadamente 1,3 milhão de pessoas estavam desocupadas em agosto, mesmo número de julho. Houve queda de 10,6% na comparação com agosto de 2011 (menos 153 mil pessoas).

O salário médio dos trabalhadores ficou em R$ 1.758,10, aumento de 1,9% em relação a julho.

A população ocupada atingiu 23 milhões para o conjunto das seis regiões, assinalando variação de 0,7% ante o mês de julho. O número de trabalhadores com Carteira de Trabalho assinada no setor privado foi de 11,4 milhões.

A pesquisa de emprego é realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, do Rio de Janeiro, de São Paulo e Porto Alegre.

No confronto com agosto de 2011, a taxa recuou em Salvador (2,5 pontos percentuais) e Porto Alegre (1,7 ponto percentual). Nas demais regiões o quadro foi de estabilidade.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram