Acontece neste dias 12, 13 e 14 de novembro, no Panamá, reunião do conselho da UNI Jovens Américas. Participarão 30 jovens de diferentes centrais sindicais do continente ligados ao setor de serviços.
O encontro fará um balanço dos dois primeiros anos da atual gestão do comitê, presidido por Hernan Gomes, da CGT Argentina. Será realizada também a transmissão do mandato de Hernan para Adriana Magalhães, dirigente da Contraf/CUT.
“As questões que envolvem a juventude no Brasil e no mundo tem tomado grande amplitude e a CUT e a Contraf têm criado mecanismos muito importantes para organizar os jovens e discutir esses temas. Assumir a presidência do comitê trará maior visibilidade para esse trabalho, mas também aumentará muito nossa responsabilidade”, avalia Adriana.
Também serão discutidas as ações para os próximos dois anos. Além disso, a representação de cada país levará para o encontro as respostas para o questionário sobre a situação do trabalho infantil, que aponta dados sobe o tema, ações governamentais, sindicais e de outras entidades da sociedade no combate a essa questão, e outros indicadores. Os dados serão compilados e transformados em um livro que apontará o diagnóstico do trabalho infantil nas Américas.
A delegação brasileira está levando um folder relatando a situação da juventude no país e as ações realizadas pelo comitê no Brasil.