(Juiz de Fora) Amanhã, dia 11, a partir das 10:30h da manhã, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora irá realizar manifestações simultâneas em frente as duas principais agências do Unibanco, na av. Rio Branco e no Calçadão da rua Halfeld. O protesto faz parte da campanha nacional Remuneração para Todos, que tem como objetivo o reconhecimento do trabalho dos funcionários do Unibanco. Os manifestantes levarão faixas e distribuirão jornal específico para os bancários, alertando para as injustiças cometidas pela empresa.
O Lucro do Unibanco vem crescendo a cada ano graças ao esforço de seus funcionários, só neste primeiro trimestre o Lucro foi de 581 milhões. Por esse motivo há condições de aumentar muito mais o valor da distribuição da PLR.
Hoje o Unibanco possui vários programas de participação nos resultados para as agências e para as Áreas Administrativas, todos eles são injustos e discriminam os funcionários. Nas agências existem a RR (Remuneração por Resultados) mensal e semestral e o PEC (Programa de Estímulo ao Conhecimento) bimestral e anual, e nos departamentos PRU(Participação por Resultados Unibanco), Bônus e Curva de Performance. Todos estes programas são baseados em cima de metas absurdas e abusivas e uma avaliação individual de performance, na qual os conceitos são pré-definidos pelo banco.
Outro fator agravante é que toda esta pressão está fazendo com que o Unibanco se torne o campeão de Funcionários afastados por doenças ocupacionais (LER/DORT, Depressão, Síndrome do Pânico). Por tudo isso, a Campanha Nacional para que todos recebam uma Remuneração Justa reivindica: a elaboração de um programa em conjunto com o banco onde todos os funcionários sejam valorizados, a criação de um PCS (Plano de Cargos e Salários) onde os bancários possam almejar crescimento, e o fim da discriminação e das metas abusivas que geram assédio moral nos locais de trabalho.
Fonte: Seeb JF