O governo vai antecipar o pagamento de metade do 13º salário aos aposentados e aos pensionistas do INSS nos benefícios referentes ao mês de agosto. Os pagamentos começam em 26 deste mês e vão até 6 de setembro.
A antecipação do 13º aos beneficiários do INSS foi instituída pela primeira vez no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, e tem sido realizada anualmente desde então.
O decreto estabelecendo o adiantamento neste ano foi publicado em edição extraordinária de ontem do “Diário Oficial”. O texto determina que a segunda metade do benefício será paga com os benefícios do mês de novembro.
A antecipação já era esperada pela Cobap (Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil), que vem negociando um meio de assegurar o pagamento da primeira parcela um mês antes, em julho.
Além disso, os aposentados querem tornar regra o pagamento antecipado – atualmente a liberação dos recursos depende de decreto assinado pela presidente.
Para quem já estava aposentado em janeiro, a primeira parcela chega aos segurados sem desconto do Imposto de Renda e corresponde a 50% do valor do benefício.
Apenas a segunda metade, paga em novembro, terá o desconto do IR.