Faltam apenas três unidades para que o Comitê Betinho alcance as 500 cisternas construídas no meio do sertão nordestino.
Das 497 garantidas, 464 já foram entregues, 16 estão em construção e as 17 restantes em processo de contratação.
Cada uma delas tem custo médio de R$ 1,6 mil, dinheiro todo arrecadado por doações.
A entidade tem contas nos cinco maiores bancos – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Santander – e a doação pode ser feita até pela internet, por meio de transferência simples. É possível também agendar doações periódicas, mensais, por exemplo.
> Clique aqui para visitar o site do Comitê Betinho
Cisternas são recipientes para coletar e armazenar águas das chuvas ou levadas por carros-pipas. Cada tanque armazena 16 mil litros, que atendem a uma família por oito meses, o período da estiagem na região.
“Construir cisternas, levando água e dignidade para os nossos irmãos e irmãs sertanejos é muito gratificante. Com o apoio da categoria e do Sindicato, confiamos que ultrapassaremos a meta humanitária das 500 cisternas”, afirma José Osmar Boldo, vice-presidente voluntário do Comitê e ex-diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
“Trata-se de uma ação de cidadania que merece o apoio de todos os sindicatos e federações de bancários. Cada cisterna leva não somente água para famílias do sertão nordestino mas também esperança de uma vida com dignidade”, salienta Ademir Wiederkehr, secretário de Imprensa da Contraf-CUT e colaborador mensal do Comitê Betinho.
Cidadania
O Comitê Betinho foi fundado em novembro de 1993, inspirado na Campanha Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, idealizada por Herbert de Souza, o Betinho. É pioneiro em São Paulo no apoio a construção de cisternas no sertão nordestino.
Destaca-se, ainda, pela organização já há anos do Natal sem fome e com livros. No ano passado foram distribuídas gratuitamente 2,73 toneladas de alimentos para 17 entidades, além de 2.160 livros.
Também investe em cursos profissionalizantes, brinquedotecas em hospitais públicos, ações para educação, meio-ambiente, na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Para mais informações, acesse www.facebook.com/comite.betinho. Os telefones são 3249-8114, 249-7147 e 3249-8113 e o e-mail, [email protected]