Nos dias 27, 28 e 29 de março a Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão) realizou no Rio de Janeiro seu Encontro de Dirigentes Eleitos, o Congresso dos Participantes e a Assembléia Geral. A programação contou com palestras de diretores financeiros de Fundos, consultores que trabalham com o tema da previdência complementar e representantes de entidades de previdência fechada. Ricardo Pena Ribeiro, titular da Secretaria de Previdência Complementar, também falou para os participantes, na mesa que tratou das pendências do sistema de regulação.
José Ricardo Sasseron, presidente da entidade, destaca os benefícios que um evento como este oferece para quem participa de fundos de pensão. “O nível de debate tem evoluído ao longo do tempo e isso é bom porque o participante fica mais informado e pode fiscalizar melhor seu fundo de pensão”, relata Sasseron. Este ganho de qualidade no preparo dos participantes é fundamental num momento em que os fundos enfrentam, de um lado, o desafio de lidar com o aumento na expectativa de vida do brasileiro, que tem impacto direto nas entidades de previdência, já que o tempo de pagamento do benefício é maior.
A discussão do futuro dos fundos de pensão também passa pelo aspecto financeiro, não só pelas questões costumeiras, mas também pelas mudanças na economia brasileira. Segundo Sasseron, de modo geral, os fundos têm cerca de dois terços de seus investimentos em renda fixa que são os Títulos do Tesouro Nacional. Como estes papéis são remunerados pela taxa Selic, a redução na taxa de juros, ainda que lenta, torna estes investimentos menos rentáveis. Com a economia brasileira mais estabilizada e o bom desempenho das bolsas de valores, as ações se tornam mais atraentes, mas ainda representam uma parcela pequena dos investimentos dos fundos. “Os que aplicaram em renda variável nos últimos anos estão em situação boa”, destaca o presidente da Anapar. Diante deste novo quadro, quanto mais informados e capacitados estiverem os participantes, melhor poderão fiscalizar os fundos de pensão.