De janeiro a setembro deste ano, a Caixa Econômica Federal captou em poupança R$ 7,8 bilhões, segundo informações do banco divulgadas na quarta-feira (19). O valor corresponde, segundo o banco, a 82,5% de todo o volume captado em poupança no Brasil durante o período. Com isso, hoje a poupança da Caixa registra saldo de R$ 143,9 bilhões.
Segundo o banco, mais de 40 milhões de pessoas são clientes da poupança Caixa. Desse total, a maioria é do sexo feminino (50,80%), mora na Região Sudeste do País (47,16%) e tem entre 21 e 40 anos (36%).
Necessidade
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou ontem que o Brasil precisa elevar sua poupança interna nos próximos anos. Segundo ele, a dependência do País em relação a recursos externos pode deixar a economia brasileira vulnerável a choques internacionais.
“Depender de forma absoluta do capital externo não é uma política sustentável. Isso significa olhar a poupança das famílias, das empresas e do governo de maneira importante”, avaliou Coutinho. Ele voltou a dizer que ainda não há queda verificável no ritmo dos investimentos do País, a despeito do recrudescimento da crise mundial.