(Porto Alegre) Duas assistentes da gerência foram baleadas – uma no braço e outra no abdômen – no início da tarde desta sexta-feira, dia 19, durante assalto à agência 6933 – Bom Jesus, do Itaú, em Porto Alegre. Um policial também foi baleado e três ladrões mortos. Inaugurada no último dia 22 de dezembro, a agência localizada na avenida Protásio Alves nº 4918, ainda não tem um mês de funcionamento.
O assalto ocorreu às 12h45 e durou menos de cinco minutos. Os diretores do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, Antonio Augusto de Borges (Guto) e Ademir Wiederkehr, estiveram na unidade às 14h.
“Encontramos bancários apavorados, vigilante chorando, vidros quebrados, placas perfuradas de balas e sangue no chão e nas paredes”, relata Ademir. “Um retrato do horror que cada vez mais deixa a categoria com medo de sair de casa para trabalhar”.
Segundo os funcionários, os assaltantes chegaram atirando com metralhadoras. Na fuga, houve intenso tiroteio na entrada da agência, seguido de perseguição, mortes e prisão na esquina das ruas Santa Isabel com Camélias, no bairro Bom Jesus.
As duas bancárias foram conduzidas para atendimento médico num hospital. “Exigimos a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para as funcionárias baleadas e a todos que presenciaram o assalto, bem como atendimento médico e psicológico às custas do banco”, destaca Guto.
Com a quadrilha foram apreendidos dois revólveres, quatro pistolas, uma carabina calibre 12 e uma metralhadora.
Grupo de Segurança Bancária
Por volta das 15h, a Secretaria da Segurança telefonou agendando para o próximo dia 31, às 9h, uma reunião do Grupo Interinstitucional de Trabalho sobre Segurança Bancária. A manutenção do grupo foi um dos assuntos propostos no documento do Sindicato protocolado, no último dia 4 de janeiro, na Secretaria, junto com o pedindo de audiência com o novo secretário Ênio Bacci.
“Vamos cobrar medidas concretas de segurança da polícia e dos bancos para prevenir e combater a ação das quadrilhas e proteger a vida de bancários, vigilantes e clientes”, antecipa Ademir.
Fonte: Seeb Porto Alegre