Os bancários e bancárias têm até o dia 23 de maio para responder ao questionário do Mapa da Diversidade. A Contraf-CUT recomenda aos sindicatos filiados que fiquem atentos e incentivem a participação dos bancários. Os questionários estão disponíveis no site www.febraban-diversidade.org.br.
A secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT já respondeu o questionário. “Respondi do computador de meu sindicato e levei no máximo três minutos. Recomendo a todos os colegas dirigentes sindicais que respondam o quanto antes, para se familiarizarem com o sistema e ter mais facilidade para encorajar os trabalhadores a participar”, afirma. “As respostas de todos são essenciais para que tenhamos um quadro realista e possamos desenvolver ações claras para superar a desigualdade”, salienta.
A pesquisa é uma ação da Febraban em resposta a antigas reivindicações dos trabalhadores bancários e de outros setores da sociedade. O sigilo dos dados está garantido pela metodologia adotada na pesquisa, que conta com assessoria técnica do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desiguladades (CEERT), recomendado pela Contraf-CUT. As respostas individuais serão enviadas diretamente para a Febraban, onde serão trabalhadas. Os bancos só terão acesso aos dados consolidados, que não identificam individualmente os bancários, evitando possíveis represálias por parte dos gestores e garantindo a segurança dos trabalhadores.