(João Pessoa) A quarta versão da mostra de cultura e artes do Sindicato dos Bancários da Paraíba vai acontecer de 5 a 8 de junho. É o IV Bancarte, evento consolidado no calendário cultural de João Pessoa e que proporciona aos bancários a oportunidade de revelarem seus talentos através da dança, música, literatura, cinema, humor, artesanato, teatro, fotografia e artes plásticas. Este ano, o foco é a sétima arte, com destaque para o cinema paraibano e seus ícones.
Na solenidade de abertura do evento, a realizar-se no Teatro Ariano Suassuna, serão homenageados: José Dumont, ator paraibano nascido em João Pessoa; Marco di Aurélio, bancário aposentado do Banco do Brasil que produziu a primeira edição de cordel em Braille; José Enoch, bailarino e professor de balé, agraciado com o título de Mestre das Artes; Clizenit Pinheiro Assis de Lima, Rosa Maria Carlos e Silva e Denise Valentine Sacchet, funcionários da Caixa Econômica Federal que atuaram no filme, ainda inédito, “O Sonho de Inacim”, do cineasta Eliézer Rolim. Em seguida, será oferecido um coquetel aos presentes, ao som do Grupo Armorial, sob a regência de Bebé de Natércio.
Durante quatro dias, os bancários e a sociedade em geral poderão usufruir de uma vasta programação que contempla os mais diversos segmentos culturais, distribuídos numa programação bem equilibrada. Neste IV Bancarte, novidade é a realização de um debate sobre cinema, no último dia do evento, com Vladimir Carvalho, Derly Pereira e João de Lima, além do crítico de cinema e jornalista Fernando Trevas Falcone e do jornalista Guilherme Bryan, que fará a cobertura do evento para a Revista do Brasil. O debate começa logo após a exibição do filme Os Narradores de Javé, com o ator José Dumont.
À exceção da abertura do evento, que acontecerá no Teatro Ariano Suassuna, as demais manifestações artísticas serão desenvolvidas nas dependências do Sindicato dos Bancários da Paraíba, na Av. Beira Rio, 3.100, Tambauzinho, na capital paraibana.
Fonte: Seeb PB