(Vitória) As negociações da Campanha Salarial com o Banestes serão reabertas em reunião programada para esta quarta-feira, 1º de novembro, às 15 horas, no Alice Vitória Hotel. A rodada foi marcada por solicitação do Sindicato dos Bancários/ES.
Segundo o presidente do Sindicato, Carlos Pereira de Araújo, o Carlão, os bancários vão para a mesa de negociação mantendo a contraproposta aprovada em assembléia de reajuste de 6,5% e continuidade das discussões sobre a reposição das demais perdas salariais. Além disso, os funcionários vão cobrar a correção do Adicional por Tempo de Serviço (ATS) para equipará-lo ao valor negociado com a Fenaban (R$ 13,65); incidência da gratificação semestral (25%) sobre todas as verbas salariais a partir de janeiro do próximo ano, e pagamento da PLR.
“Os bancários do Banestes fizeram sua parte ao retornar ao trabalho em sinal de respeito aos clientes e dando ao banco um voto de confiança. Agora a nossa expectativa é que as negociações avancem”, afirmou Carlão.
Quanto ao abono dos dias parados esses estão garantidos pela liminar concedida no dia 24 de outubro pela juíza da 12º Vara do Trabalho de Vitória, Roberta Guimarães. Ela acatou os argumentos do Sindicato, considerando que o banco não pode efetuar descontos dos dias de greve sem que essa decisão seja fruto de acordo ou decisão judicial. O prazo para que o banco cumpra o que determina a Justiça termina nesta terça-feira, 31.
"A manutenção desta liminar é importante e demonstra uma firmeza muito grande da juíza neste processo que envolve o banco do Estado", afirmou Carlão. "Estamos convictos de que a justiça será feita e que os bancários receberão os dias cortados, assim como o sindicato receberá as mensalidades dos filiados que o Banestes não descontou", acrescentou.
Fonte: Sindicato do Espírito Santo