(Curitiba) Depois das manifestações de ontem (19) em que os bancários de Curitiba fecharam cinco agências da Rua XV de Novembro e uma agência da Marechal Deodoro, hoje (20) não houve expediente até o meio-dia em sete agências da Rua Comendador Araújo, nos bancos Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Unibanco, HSBC e Santander.
"A intransigência dos banqueiros permanece. São eles que estão nos empurrando para a greve, pagando para ver", afirma Otávio Dias, secretário de finanças do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região e representante da entidade no Comando Nacional dos Bancários. "Eles permanecem com a proposta ridícula de não conceder nenhum reajuste nos próximos dois anos, o que é uma barbaridade. E o pior é eles não agendaram uma nova rodada de negociação".
Após a quinta rodada de negociação sem propostas efetivas, mais de 200 bancários de Curitiba estiveram reunidos ontem (19) em assembléia, na Sociedade 13 de Maio e aprovaram o estado de greve, a continuação das paralisações parciais e uma nova assembléia para dia 25 de setembro.
"Não acreditamos que a Fenaban irá apresentar uma proposta até o dia 25", afirma Júnior Cesar Dias, secretário dos bancos privados do Sindicato. "Vamos intensificar as paralisações até a nova assembléia e esgotado este prazo, se continuarem insistindo em índice zero, iremos buscar uma contraproposta digna com greve a partir do dia 26. Não aceitamos perdas salariais nesta campanha".
"Nós exigimos uma proposta que assegure a reposição salarial com ganho real. Não vamos aceitar abono e muito menos índice zero. Nós exigimos uma proposta melhor do que a apresentada no ano passado, com uma melhor Participação nos Lucros e Resultados. Somos nós que asseguramos os lucros aos bancos e eles nos negam tudo na Campanha", afirmou José Paulo Staub, presidente em exercício do Sindicato, durante a assembléia de ontem.
Paralisações em todo o Paraná
Os Sindicatos dos Bancários de Londrina, Umuarama, Paranavaí, Apucarana, Guarapuava também paralisaram agências nesta manhã (20/09) até o meio-dia. Em Londrina, estão fechadas seis agências. Foram afetados os bancos Itaú (2), HSBC, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Unibanco. Em Umuarama, não há expediente até às 12 horas em duas agências, uma do Bradesco e outra do HSBC. O Sindicatos dos Bancários de Apucarana e Paranavaí fecharam, cada um, uma agência do Unibanco.
Fonte: Patrícia Meyer – Fetec PR