A Contraf-CUT participou do 1º Encontro do Projeto Educação Sindical e Organização de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras no Brasil. Entre segunda (2) e quarta-feira (4), jovens sindicalistas e educadores sindicais de 23 estados e de quatro ramos de atividades da CUT debateram formas de aproximar o sindicalismo CUTista da juventude trabalhadora e ampliar a participação dos jovens nas estruturas sindicais.
Um acordo de cooperação entre a CUT e a Confederação dos Sindicatos Alemães (DGB), viabilizou este projeto que termina em 2020.
Fernanda Lopes, secretária da Juventude da Contraf-CUT, explicou que a ideia do projeto é preparar e formar novas lideranças sindicais em todo o país. "As próximas etapas serão encontros estaduais e regionais. Os Secretários da Juventude terão a responsabilidade de multiplicar o conhecimento, debater e buscar fortalecer e ampliar a participação dos jovens trabalhadores em todas as categorias."
Além da secretaria da Juventude da CUT e a parceria com a DGB, outras secretarias CUTistas contribuíram para a construção e execução deste projeto: a secretaria de Formação e de Relações Internacionais.