A Contraf-CUT está concluindo a elaboração da Revista Itaunido, com informações das principais lutas específicas dos funcionários do Itaú, com destaque para a mobilização contra as demissões e em defesa do emprego.
“O objetivo é mostrar a resistência e a luta dos bancários contra a jogada desleal do Itaú que, apesar de ser o banco mais lucrativo do país, dispensou milhares de trabalhadores nos últimos anos”, afirma Carlos Cordeiro, funcionário do Itaú e presidente da Contraf-CUT.
Entre junho de 2011 e junho deste ano, o banco fechou 9.014 postos de trabalho (8,8% do quadro de funcionários), dos quais 3.777 apenas no segundo trimestre de 2012, segundo o Dieese. O brutal corte de empregos ocorreu mesmo com o lucro líquido de R$ 7,12 bilhões somente no primeiro semestre deste ano, que representa um crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período de 2011.
Há também notícias sobre o balanço do 1º semestre, saúde, previdência, condições de trabalho e segurança, dentre outras temas.
A publicação tem 16 páginas, trazendo imagens das recentes mobilizações dos sindicatos em todo país.
O custo de cada exemplar é de R$ 1,00 a ser pago através de boleto bancário para a Contraf-CUT. A despesa de transporte não está incluída e deverá ser paga pela entidade sindical no ato de recebimento das revistas.
Os pedidos devem ser feitos impreterivelmente até as 18 horas desta sexta-feira, dia 3, para o e-mail [email protected] informando o nome da entidade, a quantidade e a forma de transporte (transportadora ou sedex).