Bancários definem propostas para 14ª Conferência Nacional
A plenária final da Conferência Interestadual dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul aprovou na quarta-feira, dia 4, as propostas dos sindicatos filiados relativas a emprego, remuneração, saúde, condições de trabalho e segurança; e sistema financeiro nacional para a 14ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontece entre os dias 20 e 22 de julho, em Curitiba (PR).
Participaram da Interestadual, realizada nos dias 3 e 4, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, 185 delegados, sendo 145 homens e 40 mulheres, representantes dos 23 sindicatos filiados.
Para o presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Davi Zaia, a Conferência foi muito participativa, todos os sindicatos estiveram presentes e se preparam previamente para os debates. Além disso, a divisão por grupos possibilitou uma maior participação e aprofundamento nas discussões.
Entre as propostas aprovadas na Interestadual, estão 5% de aumento real mais a inflação acumulada no período compreendido entre 01 de setembro de 2011 e 31 de agosto de 2012; participação na Conferência Nacional do Sistema Financeiro e elaboração de uma pré-conferência pela FEEB-SP/MS; e luta pela ratificação da Convenção 158 da OIT.
Zaia ressalta que a delegação da FEEB-SP/MS está bem preparada para a Conferência Nacional e os sindicatos prontos para realizarem uma boa Campanha Salarial. “Os rumos, claro, dependem da Conferência Nacional, mas temos apontado as principais questões, agora é importante que os sindicatos mobilizem a categoria”, finalizou.