O Sindicato dos Bancários Mato Grosso (SEEB/MT) esteve no início da tarde desta segunda-feira (05) para prestar assistências aos bancários e bancárias da Agência do Banco Itaú, localizada na Av. Miguel Sutil, no Bairro Grande Terceiro.
A agência foi assaltada no início dessa tarde por bandidos que dispararam tiros nos vidros ao lado da porta giratória para acessar a bateria de caixas, causando momentos de terror nos clientes e trabalhadores. Os bandidos fugiram com dinheiro da bateria de caixas.
Para o secretário de políticas sociais do Sindicato e representante dos bancários de Mato Grosso na Comissão dos Empregados do Itaú (Coe/Itaú/Fetec/Cn), Natércio Brito, se os vidros laterais que envolvem a porta giratória também fossem blindados dificultaria esse tipo de ação.
Segundo o diretor Eduardo Alencar, o Sindicato prestou orientação aos trabalhadores e cobrou da direção do Itaú medidas urgentes para garantir a segurança dos bancários, vigilantes, clientes e usuários. “Cobramos a abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) imediata para os funcionários vítimas do assalto” destacou, ao ressaltar que no local já havia psicóloga, mesmo assim é obrigatório à emissão da CAT.
“Para o Sindicato, o banco foi negligente, pois não cumpriu com as normas da Lei nº 5.373, de 29 de dezembro de 2010, que também determina a instalação de vidros blindados”, afirmou Alencar, ao lembrar que o Banco já deveria seguir a legislação, pois essa a agência foi inaugurada dia 29 de dezembro de 2015, após vigência da Lei.