O Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região promoveu na manhã desta quarta-feira (13) atividades que compuseram a Campanha Nacional de Valorização dos Funcionários do Bradesco. Com o tema “Reino da Presença”, os bancários fizeram alusão à realidade dura que vêm enfrentando na rotina de trabalho. Entre as atividades estiveram a distribuição de panfletos e uma mostra de teatro, na qual dois atores representaram artisticamente o tema da Campanha.
Na pauta de reivindicações dos bancários estiveram melhorias nas condições de trabalho; mais contratações para diminuir o ritmo intenso de trabalho a que os bancários estão submetidos; fim das metas abusivas e do assédio moral; melhor remuneração; auxílio educação; Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) justo; transparência e democracia, além de reivindicações constantes da minuta específica dos bancários.
Por conta das diversas incorporações feitas pelo banco ao longo dos anos, desorganizou-se a estrutura de cargos e salários. É comum encontrar trabalhadores que realizam a mesma função e com o tempo de casa semelhante recebendo salários diferentes.
Enquanto o Bradesco registra recorde em seus rendimentos – no primeiro trimestre deste ano, registrou lucro líquido de R$ 2,702 bilhões, resultado 28,5% acima do contabilizado no mesmo período do ano passado -, a empresa ignora as reivindicações por melhores condições de trabalho dos bancários.