“A cabeça é redonda para as idéias circularem e para a gente pensar e repensar nas decisões que tomamos”. Foi com esta frase do presidente Lula que o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) encerrou a reunião com o vice-presidente de governo do Banco do Brasil, Ricardo Antônio de Oliveira, em Brasília nesta quarta-feira (17).
A frase sugeriu à direção do Banco que decisões são flexíveis a mudanças quando o que está em jogo é o desenvolvimento de um Estado e a valorização de agentes responsáveis pelo bom desempenho dos resultados, que são os funcionários.
A reunião em Brasília foi o resultado das iniciativas do SEEB-MT pela permanência da Plataforma do Centro de Suporte Operacional (CSO) do Banco do Brasil em Mato Grosso. Entre os apoiadores que entendem a importância da Plataforma no estado mato-grossense estão os deputados federais Carlos Abicallil e Waltenir Pereira, a senadora Serys Marly, o deputado estadual Carlos Brito, o vereador de Cuiabá Vicente Vuolo e o Secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste do Ministério da Integração Nacional, Totó Parente.
O processo de manifestações para a permanência do setor especializado em serviços como análise, liberação e fiscalização de crédito em programas que visam fomentar a agricultura e o desenvolvimento regional, tais como o Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), PROGER, PRONAF e FCO Rural e Urbano foi desencadeado após a decisão arbitrária do banco no início do mês de maio. Os funcionários da Plataforma receberam o comunicado acerca da transferência do setor para Brasília sem nenhum debate prévio sobre o assunto.
Com manifestações em frente ao prédio da Superintendência do BB, em Cuiabá, os funcionários demonstraram a necessidade da permanência dos serviços da Plataforma para toda sociedade e os efeitos negativos que o estado receberá como atraso de liberação de pedidos, pois em Brasília o tempo de análise será maior.
O presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva e o diretor do Sindicato e funcionário do BB, Alex Rodrigues voltaram da reunião de Brasília com expectativas de que Ricardo Antônio de Oliveira concretize sua palavra e socialize aos demais membros da direção do BB a importância da Plataforma no estado de Mato Grosso e a garantia da qualidade de trabalho aos funcionários que, segundo ele, são o principal ativo da empresa.