A partir da próxima semana os funcionários do HSBC poderão optar entre o plano odontológico que será exposto por duas empresas contratadas pelo HSBC. Os trabalhadores terão a possibilidade ainda de escolher entre quatro modalidades de atendimento, do mais simples aos serviços mais complexos.
Esse foi o grande avanço obtido pelos bancários, durante um intenso debate de quase quatro horas entre a Comissão de Organização dos Empregados do HSBC da Contraf-CUT (COE HSBC) e a direção do banco na negociação ocorrida na quarta-feira, dia 14. Serão divulgados nos próximos dias os nomes das empresas selecionadas para apresentar o plano odontológico com os preços e os quatro tipos de serviços.
Pressão continua
Outras questões discutidas foram mais contratações e a Revisão do Modelo Operacional (RMO). Para os representantes dos trabalhadores, a falta de funcionários combinada aos problemas provocados pelo RMO são os responsáveis pela constante extrapolação de jornada dos trabalhadores. “Nós deixamos claro para o banco que, enquanto não houver novas contratações, muitos dos problemas das agências não serão resolvidos”, relata Sérgio Siqueira, diretor da Contraf-CUT e funcionário do HSBC. “É preciso que os sindicatos acompanhem de perto cada local de trabalho e continuem denunciando todos os problemas ao banco e à Contraf-CUT”, recomenda.
Demissões
Os representantes do HSBC negaram os recentes boatos de que o banco estaria planejando um corte massivo de pessoal, que atingiria até 10% dos trabalhadores. Seundo eles, tal plano não existe e o banco não vai alterar a política de contratações e demissões que vem praticando nos últimos anos.