Bancários distribuíram jornal sobre a defesa dos empregos no Brasil
Na manhã desta terça-feira (30), os bancários de Juiz de Fora participaram de atos em frente às agências do HSBC, Santander, Itaú e Mercantil do Brasil, no centro da cidade. Além de defenderem os empregos no HSBC, os bancários também reivindicam mais funcionários nos bancos e pedem o fim do assédio moral.
Os dirigentes do Sindicato dos Bancários da Zona da Mata e Sul de Minas (Sintraf JF) distribuíram um jornal sobre a mobilização em defesa dos funcionários do banco inglês. O HSBC se comprometeu a fazer reuniões a cada quinze dias com a Contraf-CUT para informar como anda o processo de venda do banco.
“Nós precisamos preservar o emprego dos trabalhadores. Não vamos admitir que o banco deixe de funcionar no Brasil e, com isso, os funcionários sejam dispensados. A luta está só começando!”, destaca o presidente do Sintraf JF, Robson Marques.
Foram entregues boletins à população e aos bancários sobre o assédio moral e suas consequências, tanto para os trabalhadores do ramo financeiro, quanto para os clientes e usuários.
“Queremos mobilizar a categoria para que denuncie a prática do assédio moral e, assim, diminuir as ocorrências de adoecimento e afastamento nos bancos. Não é uma luta apenas dos bancários, que tanto adoecem devido à pressão imposta, mas também dos clientes, que em consequência de todos os problemas enfrentados pela categoria, acabam recendo um atendimento ruim”, destaca o secretário geral do Sintraf JF, Carlos Alberto de Freitas (Nunes).