Os bancários realizam nesta segunda-feira (13) o Dia Nacional de Luta pelo Emprego, protestando em todo país contra o descaso da Fenaban na primeira rodada de negociações ocorrida na semana passada com o Comando Nacional, coordenado pela Contraf-CUT. Além de não apresentarem propostas à reivindicações da categoria, os bancos disseram que os bancários não estão preocupados com o emprego.
“Queremos garantia de emprego, aplicação da Convenção 158 da OIT que proíbe demissões imotivadas, mais contratações de funcionários, respeito à jornada de 6 horas, fim da rotatividade e da terceirização, e inclusão bancária sem correspondentes bancários, dentre outras demandas”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.
Segundo dados da 14ª Pesquisa do Emprego Bancário, feita pela Contraf-CUT e Dieese, os bancos geraram apenas 2.350 novos empregos no primeiro semestre de 2012, o que representa um recuo de 80,40% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram criadas 11.978 vagas. Sem a Caixa, que abriu 3.492 postos de trabalho, o saldo seria negativo em 1.209 empregos.
Cordeiro alerta para o truque da rotatividade, que é como a jabuticaba, pois só existe no Brasil. E é mais grave no sistema financeiro.
“Enquanto na economia como um todo a diferença da média salarial de quem entra e quem sai é de 7%, nos bancos a diferença é de 35,40%. Isso explica por que o salário médio dos bancários cresceu apenas 3,4% entre 2004 e 2011, quando o aumento real foi de 13,92% e o piso subiu 31,67%”, aponta o dirigente sindical.
Os empregos criados pelo sistema financeiro no primeiro semestre representam apenas 0,22% dos 1.047.914 de empregos gerados em todos os setores da economia.
A segunda rodada de negociações entre o Comando Nacional e a Fenaban ocorre nesta quarta (15) e quinta (16), com a continuidade discussão das reivindicações sobre saúde e condições de trabalho, bem como das demandas sobre segurança bancária, igualdade de oportunidades e remuneração.
Veja algumas notícias de protestos dos bancários em todo país:
Cortejo marca Dia Nacional de Luta pelo Emprego nas ruas de São Paulo
Bancários do Rio protestam contra descaso dos bancos com emprego
Lançada Campanha Nacional em Belo Horizonte com protesto pelo emprego
Bancários de Curitiba protestam contra HSBC e cobram emprego decente
Bancários protestam contra demissões no Itaú em Porto Alegre
Bancários de Teresina lançam Campanha Nacional e cobram mais empregos
Bancários exigem fim das demissões e mais empregos em Pernambuco
Bancários lançam Campanha Nacional em Cuiabá e cobram mais empregos
Bancários protestam contra demissões em Criciúma e cobram mais empregos
Manifestações dos bancários defendem emprego em Campos dos Goytacazes
Bancários do ABC protestam em São Bernardo contra demissões no Itaú