Pernambucanos aprovam aditivo do Santander, mas denunciam discriminação

Em assembleia realizada na quarta-feira, 10 de fevereiro, os bancários pernambucanos aprovaram o aditivo do Santander. Mas com ressalvas. A principal reside na discriminação contra os trabalhadores remanescentes do antigo Bandepe. Eles foram os únicos excluídos em uma das cláusulas do acordo. Todos os demais terão direito a bonificação de dois salários quando completarem 25 anos de banco.

O Sindicato, mesmo aprovando o aditivo, promete centrar fogo nesta exclusão. Atos de protesto estão programados para depois do carnaval.

A discriminação também será denunciada ao Ministério Público, já que tanto o Brasil quanto a Espanha – onde tem sede o Santander – são signatários da Convenção nº111 da Organização Internacional do Trabalho – OIT. Ela proibe “toda e qualquer distinção, exclusão ou preferência que tenha por efeito destruir ou alterar a igualdade de oportunidades ou de tratamento em matéria de emprego ou profissão”.

Há outras ressalvas: embora afirme que vai manter o patrocínio, o Santander não concordou em assinar termos de compromisso quanto aos fundos de pensão Holandaprevi e Bandeprev.

Entre os avanços garantidos pelo aditivo, além da bonificação, estão a manutençao dos incentivos à aposentadoria, ampliação do auxílio-educação de 1.250 para 2.000 bolsas de estudo, concessão de uma licença não remunerada de 30 dias para cuidar de familiar com problemas de saúde, licença-adoção aos pais de cinco dias consecutivos, ampliação do direito de se ausentar do trabalho para empregados com deficiência, PPR – Programa de Participação nos Resultados de R$ 1.250, a ser pago no próximo dia 19, na folha de fevereiro, sem desconto na PLR – Participação nos Lucros e Resultados.

Além disso, o banco assumiu o compromisso de fazer nova divulgação do programa “Venha Trabalhar na Rede”. Também anunciou a abertura de 100 novas agências em 2010. Aceitou, ainda, a reivindicação dos bancários de disponibilizar na sua intranet um link “Informações Sindicais”, que dará acesso aos sites das confederações.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram