Lançada campanha de mobilização dos funcionários do HSBC em Curitiba

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, em conjunto com a Fetec-CUT-PR, lançou, na manhã desta terça-feira (25), em reunião na agência e Centro Administrativo HSBC Palácio Avenida, a campanha especifica dos funcionários no HSBC.

A atividade aconteceu simultaneamente em todo o Brasil e também nos países da América Latina, integrando, assim, um Dia Internacional de Lutas na América Latina.

Ainda nesta terça, o Sindicato realizará reunião com os funcionários do Centro Administrativo HSBC Xaxim. Posteriormente, serão agendadas reuniões nos Centros Administrativos Hauer e Kennedy e também nas demais agências.

Cenário mundial

Na reunião das Redes Sindicais, realizada entre os dias 6 a 8 de maio, em Assunção – e também no Encontro Nacional dos Funcionários no HSBC, realizado em Curitiba, entre os dias 15 a 17 de maio – ficou clara a preocupação com o emprego, a saúde e as condições de trabalho dos bancários do HSBC.

“Vivemos um momento difícil para os trabalhadores em toda a América, o banco vendeu unidades em nove países latinos, temos os reflexos da crise na Europa, as denúncias contra o HSBC, a venda de negócios e operações, além das constantes mudanças na estratégia da empresa e os anúncios de demissões no mundo todo. Enfim, toda esta conjuntura desfavorável, somada ao processo de transformação do trabalho, estão trazendo reflexos diretos no emprego bancário”, avalia Carlos Alberto Kanak, coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do HSBC.

Negociação permanente

Após o Encontro Nacional dos Funcionários no HSBC, foi entregue ao banco a pauta de reivindicações específicas e construído um calendário nacional de lutas. “É preciso transformarmos o atual modelo e avançarmos no processo negocial com o banco, nossas ações sindicais recentes resultaram em duas reuniões com a diretoria do HSBC, uma no dia 16 de junho e outra no dia 19 de junho”, destaca Kanak.

A pauta específica aponta como prioridades: Plano de Cargos Comissão e Salários (PCCS), mais contratações, melhor remuneração, não compensação do PPR na PLR, Previdência Complementar, manutenção de direitos e mesa especifica para discutir solução dos problemas de saúde e condições de trabalho.

“A pauta é extensa, contém mais de 40 clausulas. Estamos dispostos a negociar e transformar esta minuta num grande acordo coletivo aditivo à CCT. O HSBC precisa valorizar seus funcionários”, completa Kanak. Já estão agendadas duas reuniões com a diretoria do HSBC, nos dias 02 e 30 de julho.

Mobilização

“Mobilização! Esta deve ser a nossa palavra de ordem a partir de agora. É hora de deixarmos claro para a direção do HSBC que deve haver uma mudança imediata na politica de RH da empresa, mas, sem mobilização, nós não vamos conseguir. Cada um deve fazer a sua parte!”, destaca Elias Jordão, presidente da Fetec-CUT-PR.

Os bancários devem ficar atento às informações divulgadas pelo Sindicato e participar ativamente do processo de organização e mobilização da categoria. Sindicalize-se e venha lutar pelos seus direitos!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram